Feed, Stories, IGTV ou Reels
qual a melhor alternativa para alavancar o engajamento?
25/08/2020
Estar de olho em tudo o que acontece nas redes sociais: esse é o segredo! A internet é viva e apresenta tendências em uma velocidade, realmente, surpreendente. Por essas e outras é fundamental que você saiba onde quer chegar, assim ficará mais fácil saber qual caminho percorrer.
Pensando nisso, hoje falaremos um pouco sobre os recursos do Instagram, que, segundo dados do portal Resultados Digitais, ocupa a quarta posição na lista de redes sociais mais utilizadas no Brasil em 2020. Consideraremos, então, o que são seus canais integrados, para que servem e, ainda, algumas dicas de como utilizá-los para atingir bons resultados. Vamos nessa?
Feed
O recurso pioneiro da plataforma é, basicamente, um grande acervo de fotos, vídeos de até 1 minuto, GIFs e carrosséis (sequência de até 10 fotos). As publicações devem ser combinadas com um texto e podem conter marcação de perfis e uso da geolocalização.
Quando utilizado para a divulgação de serviços, é importante contar com uma identidade visual definida a fim de oferecer aos seguidores um feed harmonizado (para melhor reconhecimento da marca).
E não se esqueça: seus posts devem ter o jeito da sua marca! Afinal, apresentarão você, seu trabalho, parcerias, promoções, projetos em andamento e demais assuntos institucionais que sejam do interesse do seu cliente.
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Stories
Você sabia que 970 milhões de pessoas postam Stories diariamente no Instagram, WhatsApp, Facebook e Snapchat? Pois é, os vídeos verticais são um verdadeiro sucesso!
E tudo isso ganhou destaque, principalmente, pelo Instagram Storie. Lançado em 2016, surgiu como concorrente direto do Snapchat e segue com atualizações ao decorrer do tempo. Com fácil acesso, já que ocupa o topo da página principal de navegação da plataforma, apresenta excelentes números de alcance se comparados com as publicações de feed.
As palavras que o definem são personalização, humanização e exclusividade. Seus vídeos (de até 15 segundos) ou fotos ficam disponíveis por apenas 24 horas, tornando-se exclusivos, uma vez que não ficam disponíveis para visitação tempos depois. Além disso, os filtros e ferramentas combinadas (enquetes, caixas de perguntas e mais) permitem a criação de publicações totalmente personalizáveis.
Diferente do feed, o tom de voz nas postagens feitas por esse canal é mais descontraída, leve e próxima do público, permitindo apresentar assuntos corriqueiros, bastidores e cotidiano. O que colabora para o desenvolvimento de um relacionamento interativo.
Tal proximidade permite, também, conhecer quais são os usuários mais conectados com o seu conteúdo e qual a sua média de engajamento.
Ademais, permite a realização de lives com chat, que podem ser salvas posteriormente em formato de IGTV; além da publicação de posts em forma de "destaque", que ficam disponíveis no perfil por tempo indeterminado.
IGTV
Segundo dados do Blog Blume, 78% do total de dados móveis será utilizado para vídeos até 2021. Além disso, cerca de 54% dos usuários atuais preferem consumir vídeos de marcas do que qualquer outro conteúdo. Isso é um bom sinal, não? Com um cenário tão propenso, talvez seja a hora de você explorar essa possibilidade.
Lançado em 2018 para ser a TV na internet (assim como o YouTube), permite que usuários assistam conteúdos interessantes quando e sempre que quiserem. Capaz de suportar vídeos de alta qualidade, com duração de até 60 minutos, é uma excelente alternativa para a publicação de dicas, vídeos institucionais, parcerias, entrevistas e mais.
O material e o tempo de duração deve variar de acordo com o interesse dos seus consumidores. Apesar das médias da plataforma apontarem que vídeos de 2 a 12 minutos apresentam uma performance mais satisfatória, vale ressaltar que um bom storytelling faz a diferença! A chamada do seu vídeo, assim como a introdução (minuto inicial), colaboram para a retenção dos seguidores.
Reels
O Reels, última ferramenta lançada pela plataforma, seguiu a onda do famoso TikTok e promove bastante humor e leveza dentro do Instagram.
Desenvolvido através dos Stories, permite a criação de vídeos de até 15 segundos com músicas, dublagens e edições rápidas. Suas temáticas, apesar de apresentaram uma abordagem fun, podem ser trabalhadas de forma institucional para falar de forma objetiva - e divertida - os diferenciais da empresa e dicas, por exemplo.
A verdade é que não existe um recurso mais indicado. Se você está em busca de interatividade e engajamento, aceite o jogo do Instagram. Escolha assuntos interessantes, aposte nas alternativas que você se sinta mais confortável e, claro, que vá de encontro com os interesses e faixa etária dos seus seguidores. Se reinvente!
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