CLIENTES

Confira aqui como os cursos, mentorias e consultoria têm mudado a MENTALIDADE
e a ATITUDE EMPREENDEDORA de arquitetos e designers pelo Brasil inteiro.
Junte-se a essa comunidade e TRANSFORME ARQUITETURA EM NEGÓCIO!

Rê, me lembro que você deixou beeem claro que em seu curso de gestão você não da fórmulas prontas. Confesso que na prática desejei ter uma receitinha pronta sim, pensava que seria mais fácil. Hoje, vejo que faz total sentido não ter uma fórmula do "sucesso". Entendi que desenvolver um modelo de trabalho para mim e o meu perfil de cliente é muito mais eficaz. Aprender a me posicionar, saber cobrar, saber criar métricas e analisar as métricas... tudo isso tem feito muita diferença. Continuo estudando, e envolvi outras pessoas para me ajudar no dia-a-dia da gestão do escritório. Mas foi você que plantou a sementinha do empreendedorismo em mim, e ela esta crescendo, crescendo. Fazer projeto é bom, viver de projeto é melhor! Obrigada por mostrar que é possível.

Izabela Hofman
Arquiteta 


Depoimentos de arquitetas que transformaram suas vidas


Assim que começamos o trabalho, a Renata analisou toda a forma como eu trabalhava, entre outras coisas, eu prometia mais do que deveria aos clientes, e que isto era um dos motivos pelo excesso de retrabalho, de problemas nas obras e de desgaste na relação entre mim e meus clientes. Depois de identificarmos os principais pontos, a Renata me propôs rever como faço as minhas propostas, de como uma boa explicação, e um bom acordo entre mim e os clientes é a melhor forma de ter clareza e eficiência no trabalho. Assim, fui recuperando a relação de confiança e o prazer em atender meus clientes, fornecendo uma arquitetura de qualidade e que atende as demandas dos meus clientes e parceiros de trabalho. Outro foco do nosso trabalho foi em como calcular os custos, meu tempo e minha margem de lucro em cada projeto. Sendo este ponto essencial para ajustar as propostas, otimizar o tempo meu e da minha equipe e assim maximizar meus lucros.

Maria Fernanda Gevaerd
Arquiteta 


A história é real e se repete. Me formei, diploma na mão e um ponto de interrogação na cabeça. "E agora?". Acredito que muitos se identificam com essa história. Por mais que o enredo não seja o mesmo, muitas vezes esse ponto de interrogação passa por diversos momentos em nossa vida, carreira e escolhas. Logo em seguida comecei a trabalhar em um grande escritório do Espírito Santo. E quando sai, uma nova interrogação: "Vou continuar trabalhando no sonho de outras pessoas ou vou construir o meu?". Resolvi arriscar, dei o primeiro passo, e descobri que arquitetura era mais do que uma paixão, é um negócio sério, que precisa de uma gestão competente, e, era necessário buscar conhecimento. Apesar de ter uma conta bancária e um número de clientes que me diziam que não era o momento, o poder do DECIDIR, estava em minhas mãos. Aliás, toda nossa vida está no DECIDIR. LOGO fiz o curso da RENATA mesmo assim. Foi o que fiz, DECIDI, paguei o preço, virei a chave, mudei minha visão. Se algum dia quando me perguntavam o que eu era respondia de forma tímida "arquiteto...", hoje, respondo com todo fôlego EMPRESÁRIO DE ARQUITETURA, é diferente. Ninguém pode impedir uma pessoa que tem sede de conhecimento, mudança e propósitos de alcançar o lugar que já é dela. Mas é preciso decidir e pagar o preço para que isso aconteça. De 3 projetos hoje temos 20, semana que vem poderá ser 30. O escritório do "eu sozinho" deixou de existir, a equipe está crescendo. É só o começo.

Kaio Lopez
Arquiteto

 


Natalia De Bona, arquiteta

@nataliadebona.arq


Eu conheci a Renata pelo Instagram em 2018 e investi no curso de Marketing para arquitetos. Sempre gostei de "aparecer" mas esse curso, mudou minha visão em relação à forma como eu deveria me posicionar. O curso de marketing não é só sobre redes sociais. É tudo aquilo que não aprendemos na faculdade sobre mercado, nicho, a se posicionar como uma empresa de verdade! No ano seguinte, tive a oportunidade de fazer o curso de gestão de escritório com a Renata e foi ainda mais surpreendente! Todo mundo, independente do momento que esteja o seu negócio, precisa saber o valor da sua hora, seus custos, para assim passar um orçamento. É um baque esse curso mas mudou toda a minha vida empresarial! Hoje eu cobro mais e tenho o triplo de projetos com todos esses aprendizados em ação! Obrigada Renata! Que venham os próximos cursos ❤️

Carol Zamboni
Arquiteta


Luciana Stefani, arquiteta

@stefani_arquitetura


Hoje enxergamos o nosso negócio como ele realmente é, porque antes era tudo no achismo, vamos ver no que vai dar... agora a gente entende tudo que envolve o nosso trabalho e assim sabemos conversar com o cliente e vender isso, foi um divisor de águas! Agora nos vemos como empreendedores e não só como arquitetos. Já fizemos alguns outros cursos de gestão e marketing mas nenhum foi tão esclarecedor a abriu o nosso olho desse jeito. Agora enxergamos o nosso negócio. Acabamos de assistir as aulas e estamos iniciando a implantação das coisas, mas com as poucas coisas feitas já melhorou muito o nosso trabalho. Foi maravilhoso!

Ana Paula Mielke e Josué Michels
Arquitetos - Verso Arquitetura de Interiores


A Renata conseguiu desde as primeiras publicações me fazer mudar a visão sobre o meu negócio: com ela pude enxergar que eu tinha uma empresa de arquitetura e não apenas um escritório. Fazendo os seus cursos tratei de alinhar o marketing, a marca, o site, o Instagram, o financeiro e gerenciar meu escritório. Antes a empresa que me gerenciava, agora eu gerencio a empresa. Uma das coisas mais importantes que a Renata fez por mim, foi fazer com eu enxergasse o valor do Iris Schmitt Arquitetura, aprendesse sobre o meus custos, fluxos de caixa e lucro. E sou muito grata por ter conseguido alinhar minha relação com o dinheiro. Arquiteto é artista e não aprende na faculdade a encarar a arquitetura como um negócio.

Iris Schmitt
Arquiteta 


Eu sai da faculdade um ano atrás totalmente perdida! Então, assim que resolvi trabalhar por conta, com os meus projetos e a minha autonomia, fui atrás de ver como funcionava. Primeiro, eu fiz um curso de marketing, porque eu recém tinha criado o Instagram e não sabia como fazer funcionar. Hoje, quase 90% dos meus clientes vêm através dessa ferramenta! O curso de gestão é ainda melhor! Nele, você consegue ter uma noção de valor e de como cobrar, o que é muito importante e não ensinam na faculdade. A Renata em seus cursos, te ensina a tomar as decisões no momento certo, dependendo da tua carreira, de que estágio ela está e como que ela está. Além disso, te ensina a ter autonomia e definir as decisões sozinho. Então, eu super recomendo. Quem puder realmente faça, porque vale muito a pena!

Jéssica Batista
Arquiteta


Nos formamos em 2016 e desde então trabalhamos juntas. Já em 2019, vimos a necessidade de abrir uma empresa, o que foi um grande desafio porque não tínhamos noção de empreendedorismo. E foi aí que conhecemos a Renata e fizemos um trabalho incrível com ela!
Ela conseguiu fazer com que enxergássemos todo o processo do escritório e entendêssemos o real valor da nossa hora trabalhada. Consequentemente, não gastamos mais tempo e energia com processos que não estavam inclusos no que estávamos cobrando. Sua consultoria fez a gente transformar em números o nosso custo. Conseguimos passar isso pro cliente e explicar o porquê de cada valor, o que fez toda a diferença e tem nos trazido muitos resultados.
Estruturamos novas formas de vender, considerando que cada cliente tem a sua exceção, a sua peculiaridade. Agora, com menos de um ano, já sentimos a necessidade de ampliar o nosso time. Então, trabalhar com a Renata foi fundamental para estruturar a empresa!

Julia Premazzi e Amanda Favorito 
Arquitetas


Minha vida mudou depois dos cursos de marketing e gestão da Renata... Quando a conheci não me faltavam clientes, porém os resultados não condiziam com meu volume de trabalho! Lembro até hoje do que ouvi nos cursos, coloquei tudo em prática... achei que não chegaria tão longe, e hoje depois de quase 2 anos chego a conclusão que a Renata sabe o que está falando e entende nós, arquitetos! Ela sabe nos transformar em empreendedores!

Carol Lengler
Arquiteta


Arquitetas Camila Pivetta e Lisiane Benvenutti

@benvenuttipivetta


Fiz a mentoria com a Renata. Foi a melhor coisa que me aconteceu. Hoje consigo delegar mais, tenho um planejamento de todos os clientes que entram e quando o mesmo precisa sair, fiquei mais organizada, planilho tudo, mas tudo mesmo. Consegui me valorizar. Sim, aumentei o valor do meu trabalho e, para minha surpresa, não diminuiu minha produção do escritório. Pelo contrário, aumentou a demanda, a procura. 

Carla Mateuzzo
Arquiteta


Re, preciso te falar que o nome Além da arquitetura foi uma ótima escolha. Seu curso me fez pensar e refletir sobre áreas da arquitetura que eu nem imaginava que poderiam ser trabalhadas do modo como você expôs, e a cada novo cliente vejo o quanto foi válido o investimento no curso. Percebo como seu curso foi essencial para que toda a estrutura da gestão de um escritório de arquitetura ficasse organizada, profissional e com os fundamentos certos que estão me ajudando a crescer profissionalmente. Sabe qual a melhor parte? Foi poder rever o curso o tanto de vezes que eu quisesse e sua assistência respondendo nossas duvidas também foi muito importante.

Natália Barsô 
Arquiteta


Fiquei bem feliz com a compra do produto, achei que você abordou tudo de maneira clara, objetiva e direta, sem ladainhas. Eu sou um arquiteto que vim lá do “m²”... cheio de obras que tinham data pra iniciar mas não pra acabar. A fórmula é criada por você mesma, assim como as planilhas, o contrato e a gestão de um modo geral. Te escutar e ressignificar os conceitos foi um GÁS que eu estava precisando, me fez ter mais certeza que estou no caminho certo dessa profissão que é tão gratificante.

Paulo Spessatto
Arquiteto


Monique Fontes, Arquiteta

@moniquefontesarquiteta


Ameiii o curso Re!! Me descobri, entrei num processo bem grande de autoconhecimento, percebi que eu estava, como você fala: fazendo mais do mesmo! Cheguei no meu público, que se identifica comigo, já estou captando clientes e tô super feliz! E isso com poucos seguidores, sendo que estou apenas começando a aplicar o que você ensinou! Demaaais mesmo!!! Obrigadaa, só por fazer o de gestão agora! 😘😘😍😍

Luiza Bueno
Arquiteta
Aluna Pré-Instagram


Preciso te escrever esse feedback ✨
Ontem eu apresentei um orçamento e estava super nervosa, mas fui revisar o que aprendi no teu curso de gestão e li uma frase que escrevi sobre as aulas que era: daqui 1 mês vou ter resultados. E sim, eis que está acontecendo 🙏🏽🙏🏽🙏🏽 Fechei esse orçamento sem nem pedirem desconto! Eu vinha de alguns orçamentos mal fechados ou de clientes que me diziam que tinham amado o meu trabalho, gostado de mim, mas mesmo assim iam fechar com outra pessoa. Eu estava bem desacreditada, ainda mais por eu estar no início da minha carreira. Mas coloquei em prática TODAS as tuas dicas para a primeira e a segunda reunião e deu muito certo!! Teu curso é maravilhoso e eu queria te agradecer por realmente se dedicar em olhar com amor para a nossa profissão e entender exatamente como nos ajudar. Posso te dizer com toda certeza que tu faz uma enorme diferença na vida de quem quer realmente por tuas dicas em prática.

Paola Dallarosa
Arquiteta


Sempre que vejo a propaganda do pré insta eu me lembro do dia que eu resolvi comprar o curso e mergulhar  de vez em um universo que nunca imaginei viver, empreender na arquitetura. Sempre trabalhei em equipe de outros escritórios e hoje, me vejo criando o meu, conquistando meu espaço e acreditando cada vez mais que a eu fiz a melhor escolha...já te comentei isso!
O curso me ajudou e ainda me ajuda nessa caminhada que ainda é longa mas já está tendo bons frutos!
De sementinha, e sementinha a gente vai fazendo uma floresta...
E hoje, a minha floresta cresceu mais um pouquinho🌱 💪🏻🙏 acabei de fechar uma proposta linda ✨ 😘

Raquel Beck
Arquiteta


Embora esteja começando a desenvolver alguns projetos, não tenho ainda Instagram nem site comercial. Tinha muitas ideias mas não sabia por onde começar. Comecei o curso pré insta há pouco tempo para ver se conseguia tirar as ideias do papel. Estou adorando! E mais que tirar as ideias do papel, o curso tá me ajudando a ter mais ideias e pensar além do comum, fora da caixa mesmo, acho que esse é o grande diferencial. Tenho certeza que vou começar a minha marca já muitos passos a frente do que imaginava até então. Parabéns pelo conteúdo e obrigada ❤️

Amanda Popko
Arquiteta


Arquiteta Milena Decker

@milenadeckerarquitetura


A Renata foi um divisor de águas para várias questões que sempre protelamos aqui na Arquitetando Ideias. Ela nos fez abrir a mente para a forma de conduzir nossa organização como equipe, como gerenciar nosso tempo, como entender a melhor forma de organizar o trabalho (nossa esteirinha) e, por consequência, como cobrá-lo de forma justa. E é legal que, mesmo quando já sabemos algumas coisas (ou pelo menos achamos que sabemos), só o fato de discutir ideias, receber novos pontos de vista, ou até dedicar tempo para pensar no negócio, esses pré-conhecimentos se fortalecem, amadurecem, melhoram. É um investimento que retorna. Sem dúvidas, crescemos muito como equipe, gestoras, pensadoras do nosso propósito. Ainda temos um caminho longo para trilhar, pois queremos ir longe. Mas certamente a contribuição da Renata encurtou o trajeto e chegaremos mais cedo lá!

Carla Longhi e Luana Fernandes
Arquitetas - Arquideias


Com quantos tijolos se faz uma obra?
Essa pergunta é de fácil resolução para quem vive de arquitetura. Mas nós, profissionais desse ramo, não temos a mesma facilidade para tratar de estratégias, gestão, marketing, marcas e relações públicas. Você, Renata Pena, ao abordar tais temáticas com excelentes técnicas, nos oportuniza novos horizontes, nos envolve e torna cativante tais assuntos no dia-a-dia de nosso escritório! O caminho fica mais fácil, maximizando nossos resultados. Obrigado pelo teu apoio e tua dedicação com nossa equipe. Afinal de contas, não é só de tijolos que vive um escritório de arquitetura.

Renata Marques Arquitetura e Urbanismo, Parobé/RS


Conheci a Renata Pena num momento bem oportuno. O escritório teve um grande crescimento e encontrar melhorias na gestão de todos os processos era fundamental. Ela entrou com a expertise e compartilhou experiências valiosas para que eu pudesse encontrar um caminho mais controlado para o crescimento

Letícia Barbosa
Happy Arquitetura, Porto Alegre


Minha visão sempre foi de que o mercado de arquitetura era algo meio inatingível para os profissionais que estavam começando, era muito místico pra mim como se chegar no cliente, como me mostrar como marca, tendo as minhas peculiaridades. Minhas experiências em outros escritórios me deram uma boa base técnica, mas nenhum deles abria ou ensinava o processo de marca, venda... enfim, talvez o mais importante deles. então me vi muito perdida, sabendo trabalhar, mas só isso! e o que eu percebi nas aulas do pré instagram é que preciso FAZER, mas não fazer qualquer coisa, fazer o que é verdade pra mim, como mostrar a minha personalidade e da marca é importante. As técnicas, reflexões e atividades que você nos propôs me colocaram a pensar sobre o meu propósito e qual a interferência na vida do meu cliente. Isso me trouxe a necessidade de mudar a minha marca, meu site, minhas apresentações, minhas roupas quando faço atendimento... tudo é importante. e parece muito difícil lendo, mas essas mudanças carregam uma a outra, estão me fazendo eu me encaixar no meu lugar, vou me sentindo confortável e segura.... Ainda não finalizei as aulas, deu uma pausa "proposital" justamente para assimilar as primeiras mudanças e assim seguir mais consciente para as próximas... era isso que eu precisava!

Natália Ferreira
Arquiteta




QUERO A RENATA
NO MEU EVENTO!


Você quer ter uma palestra ou workshop no seu evento?
Contate-nos para saber mais!